A humanização da marca na era do compartilhamento

Considerado hoje regra de convivência entre os adeptos as redes sociais, o “share” diz muito sobre o seu protagonista, neste caso estamos incluindo na brincadeira os usuários e as marcas, claro.

Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Youtube e outra infinidade de ferramentas são baseadas no compartilhamento de informações que alguns julgam interessantes e outros, nem tanto. Podemos dizer então que a capacidade de atrair a atenção das pessoas está na qualidade do conteúdo postado e que neste ponto as marcas devem se preocupar, e com razão, muito mais do que os usuários.

As redes sociais também alteraram drasticamente a forma como nos comunicamos com as marcas e isto consequentemente refletiu na forma com que as marcas passaram a divulgar seus produtos e serviços. O desafio agora é ter uma história para contar, e fazer isto com sensibilidade suficiente para que o conteúdo seja compartilhável.

Tendência ou não, afinal não existe nada de novo nesta estratégia, ações que buscam a humanização da marca começam a surgir com mais frequência e realmente emocionam. Como resultado disto, estas ações passam a ser compartilhadas, pois os usuários acabam se identificando com o enredo.

Um bom exemplo  foi o comercial criado para a empresa Tailandesa de telefonia TrueMoveH.  A história de um garotinho que foi ajudado por um desconhecido teve um final brilhante. Atingiu 14 milhões de visualizações no Youtube e emocionou tanto que quase ofuscou a própria marca na ação.

Se pegarmos a lista dos vencedores do GP Titanium de Cannes deste ano, vamos notar que as ações vencedoras têm uma coisa em comum: não focam diretamente em seus produtos, e sim no dia a dia das pessoas e de como podem, de alguma maneira, interferir em suas vidas.

Samsung: Bridge of Life

Feitas para emocionar e serem compartilhadas, estas histórias realmente marcam e nos levam a reflexões. Dentre as empresas que recentemente utilizaram esta estratégia, destaco abaixo os vídeos das que mais me chamaram a atenção.

Skype: The Born Friends Family Portrait

Virgin Active: Live Happily Ever Active

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