Reconhecimento de gestos permitirá você curtir mais o sofá

Já imaginou acender a luz da sala, baixar a cortina da janela ou abrir o portão para um visitante, apenas apontando um dedo na direção de um device?

Esta é a ideia de automação residencial que a empresa Israelense PointGrab pretende lançar ainda este ano. Comercialmente no mercado desde 2010, a PointGrab já fornece soluções de reconhecimento de gestos para grandes empresas de tecnologia, como Samsung, Acer, Lenovo, Intel, Fujitsu, etc.

Seu software tem a capacidade de transformar simples câmeras 2D, atualmente presentes em diversos tipos de aparelhos, em ótimos scanners que interpretam  os gestos das mãos e de outras partes do corpo, executando assim tarefas pré-estabelecidas.

Talvez você já tenha ouvido falar no CamMe, aplicativo IOS desenvolvido pela PointGrab, que auxilia os amantes dos selfies na busca da foto perfeita. Ele permite que o usuário capture fotos a uma certa distância do celular, apenas com o gesto das mãos. O app é free na AppleStore.

Denominada PointSwitch, a linha residencial da PointGrab, ainda em fase de testes,  parece necessitar de equipamentos e instalação bem semelhantes àquilo que encontramos atualmente no mercado de automação, só que – claro – trará o diferencial do controle remoto ser o seu dedo!

O mais interessante nessa tecnologia é que o uso de simples câmeras na construção do PointSwitch nos leva a pensar que seu custo seja inferior ao da  automação residencial, atualmente muito elevado.

Agora é esperar para sabermos não só o preço mas também quando tal tecnologia aportará em terras brasileiras.

Deixe seu comentário