Touchcode: O sucessor do QR Code vem aí

E parece que o bizarro QR Code está com seus dias contados.

Originalmente criado com a função de controle de estoque, o Código de Resposta Rápida (Quick Response Code) foi tomado emprestado pela indústria da comunicação com a principal função de associar conteúdo digital de rápido acesso através de formatos impressos.

É inegável que a tecnologia protagonizou iniciativas geniais de integração do off com o online, mas convenhamos que seu formato pouco flexível e nada bonito é de tirar o sono de um designer mais criterioso. Infortúnios de uma tecnologia que não foi criada para a indústria da comunicação.

Mas isso está prestes a virar passado. Batizada de Touchcode, uma tecnologia alemã recém-lançada possibilita a impressão de códigos invisíveis a olho nu, que são interpretados por um aplicativo de smartphone comum.

A empresa Printechnologics, que criou o código, promete não só substituir o QR Code, mas ampliar a experiência do consumo de conteúdo digital associado ao ambiente offline. Sem necessidade de uma impressora especial, o Touchcode  dispõe de detalhes, os quais a empresa obviamente não revela, que tornam o código único e à prova de falsificações. Com isso, uma das aplicações mais promissoras do código é a certificação de autenticidade de produtos.

Dispondo de criatividade, não há limites.

Um obstáculo que a tecnologia enfrentará é a necessidade de um aplicativo específico para interpretação do código. Embora seja o mesmo desafio que o QR Code enfrentou (e ainda enfrenta), o caráter exclusivo do Touchcode pode dificultar sua popularização. O que não significa que sua aplicação seja descartada em ambientes controlados, como eventos ou pontos de venda.

No site do produto é possível solicitar um kit de testes gratuito. Aguardo ansiosamente pelo meu! :)

Deixe seu comentário